Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Blog

O que ainda não sabe sobre a Inspeção Automóvel

Enquanto condutor, deve saber não só os deveres relacionados com a atividade de condução, como também os direitos (que devem ser respeitados). Por isso, a Seguro Directo, marca do Grupo Ageas Portugal, aborda o tema da Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) para que esteja informado e evite surpresas.

Teste os seus conhecimentos

1) Quando devo realizar a inspeção automóvel?

Deve ter em consideração o dia e o mês presentes na matrícula do veículo, para realizar a inspeção periódica. A primeira inspeção periódica de automóveis ligeiros de passageiros, deverá ser realizada 4 anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazerem 8 anos. Posteriormente, a inspeção deverá ser marcada anualmente.

Em caso de dúvida, use o simulador de inspeção de veículos do IMT, para saber a data da próxima inspeção.

2) O que acontece se o veículo não passar na IPO?

Foque na solução e não no problema. Se reprovado apenas com deficiências do Tipo 1, é possível circular com o veículo, desde que se proceda às respetivas reparações verificadas na data da próxima inspeção.

Se reprovado com deficiências do Tipo 2 (sistema de direção, suspensão ou travagem), deixa de poder transportar passageiros ou carga até ser aprovado novamente em inspeção, a efetuar num período máximo de 30 dias.

Em deficiências do Tipo 3 (muito graves), não é permitida a circulação para deslocação até ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspeção (que também deve ser efetuado no prazo máximo de 30 dias).

 

4) Existem novas regras? Quais?

No Decreto-Lei n.º 723/2020 do IMT, de 3 de julho de 2020, estão definidas as regras e procedimentos para a inspeção automóvel que entraram em vigor a 1 de novembro de 2020. Destacamos as cinco principais:

  • Condições de limpeza: sempre que a sujidade não permita a observação direta de um elemento sujeito a inspeção, o veículo pode ser chumbado;
  • Quilometragem controlada: agora, as eventuais adulterações de quilómetros ficam registadas no certificado de matrícula e devem ser justificadas perante o IMT;
  • Sistema Recall: se o veículo falhar ao sistema Recall, o condutor deve dirigir-se a um centro de inspeções, onde será instruído para se dirigir ao representante da marca para, posteriormente, efetuar a inspeção periódica normal;
  • Emissões: os gases de escape dos motores a diesel vão manter o método de verificação, mas com novos valores máximos estabelecidos;
  • Veículos híbridos ou elétricos: saiba que as baterias e respetivas caixas, assim como todo o circuito elétrico de alta tensão, passam a ser verificados.
Seguros Automóvel

Garantimos-lhe o melhor seguro para o seu automóvel com a melhor assistência para si. Qual dos nossos seguros auto se adapta melhor às suas necessidades?

Registar

Confirme os seus contactos para lhe enviarmos um código para iniciar o registo. Caso os contactos não estejam atualizados por favor contacte o 21 861 23 23 (Dias úteis das 8h30 às 22h00. Custo de chamada para a rede fixa nacional).

* Campo Obrigatório

Introduza o código de acesso que recebeu.

* Campo Obrigatório
Reenviar SMS

Defina a sua nova password de acesso à área privada.

* Campo Obrigatório

Mensagem de sucesso ou erro.

Contactos

21 861 23 23

Dias úteis das 8h30 às 22h00

Custo de chamada para a rede fixa nacional

Para que lhe possamos ligar, por favor introduza o seu número de telefone ou telemóvel.

Erro no envio do pedido
Por favor, volte a tentar mais tarde.

* Campo Obrigatório

Pedido enviado
Entraremos em contacto no período indicado